domingo, julho 17, 2005

Mais uma...

Retirada daqui...
"Falar de paixão por um clube de futebol nem é grande assunto, já que no nosso latino país é tão natural o amor a uma equipa, principalmente se falarmos de Sporting, Porto ou Benfica.
Quem não tem amigos, conhecidos ou familiares "doentes" pelos seu clube de coração? Ok, vou ser menos discreto e personalizar os sentimentos... Quantos de nós (equipa do Terceiro Anel e leitores) não assumimos as nossas paixões emblemáticas? Somos muitos e assumidos, mas a grande maioria dividida entre a defesa da sua cor, encarnada, verde ou azul, e o ataque permanente aos rivais.

Confesso que em mais de 30 anos de vida, a maior parte deles a acompanhar atentamente a vida futebolística do país, nunca me passou pela cabeça que podia haver em Portugal grupos de adeptos tão, ou mais, dedicados e "doentes" por um emblema que não os dos três grandes.
Nos últimos tempos tenho tido a imensa sorte de alargar amizades a norte do país, e aos poucos venho conhecendo realidades bem interessantes.
Temos o caso, aqui no nosso blog, de haver editores que têm como clube de eleição o Rio Ave ou o Boavista. É muito interessante perceber como eles vivem o quotidiano dos seus clubes, chega a ser contagiante!
Eu sei que a culpa é minha, que sou um burro em pensar que todo e qualquer adepto de equipas fora do triângulo dos maiores, teria como principal referência um dos três principais clubes. Ou seja, apesar de torcerem pelo clube "pequeno", adoptavam a grandiosidade de um Sporting, Porto ou Benfica.

Como estava enganado! E nem precisei de começar a viajar com regularidade ao norte para saber isto. Vou muitas vezes ao Restelo ver o Belenenses e aprendi que aqueles associados só adoram o seu Belém, por exemplo.

Mas o motivo de trazer à minha coluna este assunto, está no Minho.
Tenho ouvido e lido muita discrição sobre a paixão do povo de Guimarães pelo seu clube, mas nunca dei muita importância, nem diferenciei muito de relatos já ouvidos em relação a tantos outros clubes que contam com adeptos fiéis. O entusiasmo crescente com que o meu companheiro de blog, Pedro Varela, tem vindo a falar do apoio das gentes vimarenenses ao Vitória ficaram-me na retina.

Pois bem, este fim de semana tive a oportunidade de passear pelo belíssimo centro histórico de Guimarães e deparei-me com um excelente ambiente, esplanadas cheias de gente com sede de alcool e boa disposição.
Bastaram uns minutos para lançar um olhar mais atento às pessoas e aos objectos que decoram a praça, para perceber que o emblema do clube da cidade está em todo o lado. Muitos rapazer trazem as camisolas brancas vestidas, sejam das claques, sejam as oficiais, há bandeiras com a mensagem "Vitória Sempre". E o que mais me impressionou, ao entrar num dos muitos bares que rodeiam as mesas de esplanada, para pedir uma cerveja, tenho como banda sonora os cânticos de incentivo ao Vitória. O homem que tirava as imperiais, ou finos como se diz por lá, cantava a plenos pulmões: "Força Vitória Alleeez"! Impressionante, estamos a meio de Julho, não há bola e aquela gente passa o tempo a gritar: "Preto e Branco alleeez".

Por coincidência no dia seguinte estive com outro vitoriano. Fomos jogar futsal e ele não dispensou levar o seu bonito equipamento branco do Vitória.

(...)

Após o jogo de futsal, e enquanto devorávamos umas francesinhas, discutimos as saídas e entradas de jogadores, objectivos e perspectivas para a nova época. Foi diferente ouvir e falar com um adepto de um outro clube que não os que estou habituado a ouvir defender.
Fiquei a saber que os novos reforços do Vitória prometem, e que há esperanças em alguns juniores.
Estes exemplos embelezam ainda mais esta paixão de que todos nós sofremos pelos clubes de futebol. Apoiar um dos grandes é fácil, mas descobrir a devoção que a cidade berço tem ao seu Vitória dá muito mais humanidade e cor a este mundo de "doenças" incuráveis à volta da bola.
Dá vontade de desejar a melhor das sortes a estes clubes."


Não sou eu que o digo... é o povão...