sexta-feira, janeiro 28, 2005

Condução Defensiva VS Condução Ofensiva

Como toda a gente já sabe, nós os Portugueses temos a tendência para sermos um perigo na estrada... ele é só pilotos!!
A pensar nisso, têm surgido ultimamente (não tão ultimamente assim, há uns anitos) nalgumas escolas de condução, uma nova metodologia para ensinar a bem conduzir! Penso que lhe chamam “condução defensiva”, e resume-se a um conjunto de manobras realizadas em situações extremas onde os condutores podem treinar situações perigosas como: - conduzir em piso escorregadio ou sem um dos pneus, realizar travagens bruscas e consequente controlo do carro, depararem-se com óleo na estrada, desvio de obstáculos etc.
Não critico, e até acho que é uma boa metodologia. No entanto, para além de tudo ser muito previsível e como tal distorcedor da realidade, penso que faltam ainda simular algumas outras situações.
Assim gostaria que adoptassem uma nova técnica onde pudessem simular situações mais próximas da realidade – aquilo a que eu chamo de: Condução Ofensiva.
- Primeiro ninguém poderia ir para as aulas sem primeiro ingerir uma garrafão de 5 litros de vinho verde tinto. (É para simular um cenário real ou não!?) Podia ser mesmo daquele carrascão para não aumentar os custos aos alunos!!
A partir daí sim, começava-se as manobras perigosas:
- Ensinar os velhinhos a inverterem o sentido de marcha numa auto-estrada em segurança. Dizer-lhes que devem andar não lentos e pela direita mas rápidos e pela esquerda (é por lá que andam os camiões).
- Explicar a forma correcta de ultrapassar em dupla contínua na IP4, isto, sem pisar muito as riscas e comendo de uma só vez 4 carros, 2 camiões, 1 uma carroça, abalroando ainda um grupo de ciclistas.
- Como atender os telemóveis sem usar aquelas paneleirices do mãos-livres.
- Insultar educadamente aqueles condutores menos dotados, sobretudo os velhinhos e as senhoras, sem causar situações de perigo.
- Andar sempre a abrir, utilizando os quatro picas (como sinal de veiculo prioritário ou em emergência) quando se tá atrasado para qualquer casamento ou jogo de futebol.
- fuga á polícia em segurança, focalizando o problema das passagens nos sinais vermelhos.
- Demais situações que incluam: cargas excessivas, ler o Jogo em andamento, Street Racing, ....

No fundo fazer um Portugal dos cobertorezinhos!!!